Take a fresh look at your lifestyle.

Os desafios de uma nova gestão

332

“Desafios não vão faltar. Apesar das críticas por parte de alguns e elogios por parte de outros, a administração de Amauri Ribeiro em Piracanjuba deixará um legado de características, tanto com aspectos positivos como negativos, mas que, no geral, vai impor enfrentamentos ao próximo prefeito João Barbosa.”

Foi assim que comecei a escrever, ainda em 2017, sobre as adversidades encontradas pelo novo gestor. Após dois anos de mandato, muita coisa ainda precisa ser feita. Mas, sejamos claro, com uma Prefeitura em dívidas, arrecadações baixas e uma folha de pagamento saturada, a atual gestão conseguiu, em meio às dificuldades fazer obras e ações que merecem destaque.

Leia na íntegra o texto de 2017 e deixe sua opinião sobre a atual gestão.

O desempenho em três áreas sensíveis no município, como saúde, geração de emprego e segurança, impõe a necessidade de políticas públicas voltadas para uma gestão mais forte, a fim de implantar mudanças para o próximo ano. Tudo isso, num cenário marcado ainda pela possibilidade de um orçamento menor para 2017, uma folha de pagamento que, a cada ano, estrangula e pressiona mais a receita disponível e pela incerta confirmação de apoios por parte dos governos estadual e federal.

Os números da violência em Piracanjuba, registrados nos últimos quatro anos, demonstram quais as modalidades de crime vêm desafiando as forças policiais na região. A tendência de aumento de crimes é verificada, por exemplo, em situações de homicídio, furto de veículos, roubo de celulares, furto em residências e tráfico de drogas. Embora constatada a redução de determinados crimes, o contexto ainda sugere clima de insegurança, que caracteriza o cenário a ser encontrado por João Barbosa e sua equipe de governo. Apesar de ações realizadas pelas Polícias Militar e Civil, no que diz respeito à segurança, o tema ainda causa grandes discussões entre os piracanjubenses. Os números sugerem que o desafio será grande.

Mesmo a Constituição atribuindo a maior responsabilidade da Segurança Pública ao governo do estado, e não ao município, a quem cabe administrar e otimizar a atuação na segurança e agir em menor proporção, João Barbosa, que é policial federal aposentado, garante que trabalhará para criar políticas públicas voltadas para garantir os direitos humanos, sobretudo, proporcionando mais segurança ao cidadão.

Em meio aos desafios, João Barbosa e seu vice, André Machado, terão que estimular a criação de empregos no momento em que o país vive uma crise econômica. Problemas que carregam junto de si, questões pontuais como a sensibilidade da distribuição da energia elétrica em Piracanjuba.

Entre as maiores queixas dos piracanjubenses está a insatisfação com o sistema de saúde. Agilizar o agendamento de consultas, por exemplo, além de cirurgias estão entre os desafios do próximo prefeito. Contudo, a partir de 1º de janeiro de 2017, João Barbosa e seu secretariado terão a oportunidade de mudar esse panorama.

Mesmo com as dificuldades, João disse que está tranquilo e que pretende fazer uma união de forças em favor de um único projeto, que é uma Piracanjuba melhor e mais desenvolvida.

Ficarão obras para concluir

Obras grandes e importantes da prefeitura de Piracanjuba só serão concluídas na próxima gestão. Uma delas é a construção do Centro Cultural ao lado do Lago Afonso Dias Fernandes, próximo ao Fórum, cujo projeto original prevê quadras poliesportivas, de areia, grama, além de uma pista de skate.
Em relação a obras como a do Lago Jardim Goiás e do Centro de Saúde, servidores afirmam que as equipes estão trabalhando para concluir os trabalhos ainda em 2016, se não der tempo, as inaugurações ocorrerão no início do próximo ano.
Entre 2013 e 2016, a atual administração executou obras de educação, saúde, mobilidade e zona rural.
Obras como da Creche Pró-Infância do Setor Aeroporto, entre outras, não tem previsão para conclusão. Muitas das obras a serem concluídas dependem de convênios com o governo federal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.