Sábado, 19 Agosto 2017 | Login
Mutirão da Catarata ocorre nesta sexta-feira em Piracanjuba

Mutirão da Catarata ocorre nesta sexta-feira em Piracanjuba Destaque

Mutirão da Catarata ocorre nesta sexta-feira em Piracanjuba

 

Paulo Vitor Costa

 

O mutirão que oferece, gratuitamente, exames para cirurgias de catarata, ocorre nesta sexta-feira (14), em Piracanjuba. O serviço é voltado para pacientes com mais de 60 anos ou com idade inferior, desde que esteja com prescrição ou relatório médico.

 

Após a confirmação do diagnóstico, os pacientes são encaminhados para a cirurgia de catarata, em Goiânia. Para usufruir do atendimento é preciso comparecer ao centro de Saúde a partir das 8h da manhã. É necessário levar identidade e CPF (bem como suas cópias), cartão do SUS e comprovante de residência.

 

O diagnóstico da catarata é feito por um oftalmologista, através de exames detalhados que podem indicar o tratamento específico para cada paciente. Para o vereador Bruno Baiano, organizador do mutirão, o objetivo é proporcionar uma saúde com mais qualidade para os pacientes que aguardam por atendimento. “Desde o 1° Mutirão, em meados de 2015, aproximadamente 400 pacientes já foram atendidos e várias pessoas já nos relataram que passaram a ter uma vida melhor com a visão restaurada. No mutirão, o paciente passa por triagem, onde é diagnosticada a doença. Os casos necessários são encaminhados para tratamento e cirurgia”, destaca o parlamentar.

 

A iniciativa conta com o apoio do deputado estadual Paulo César Martins (PMDB) e da secretaria municipal de Saúde. Mais informações poderão ser obtidas no telefone (64) 3405-4208.

 

A catarata


Os indivíduos portadores da catarata apresentam a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. A doença dificulta as tarefas cotidianas, como ler, dirigir um carro ou até mesmo interpretar a expressão das pessoas. Isso porque a catarata é uma opacidade do cristalino, uma espécie de lente natural do olho.

Ler 2219 vezes

Autor

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.