Sábado, 19 Agosto 2017 | Login
Foto Divulgação Foto Divulgação

Dia D de Vacinação contra H1N1 será neste sábado, em Piracanjuba Destaque

Moradores de Piracanjuba que não se vacinaram contra o H1N1 durante a primeira etapa que ocorreu no dia 11 de abril, e que se enquadram nos grupos prioritários, poderão ser imunizados neste sábado (30), durante a campanha do Dia D de vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde espera imunizar no total, cerca de 5.700 pessoas. Para este sábado são esperadas 1.200 doses.

A vacinação segue o calendário das campanhas de anos anteriores, obedecendo a ordem de grupos prioritários. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade, deverão procurar a Unidade de Saúde Central, localizado em frente ao Hospital Municipal Thuany Garcia.

A vacinação ocorrerá das 8 às 17 horas. Será necessário apresentar o cartão de vacina e um documento com foto. No caso de pessoas portadoras de doenças crônicas, será exigido também um relatório médico contendo a indicação ou exames da doença.

Prevenção
Outra forma de se proteger contra a influenza A é reforçar os cuidados com a higiene. Lavar as mãos com frequência, utilizar lenço descartável para a higiene nasal, cobrir a boca e o nariz com o antebraço — em vez de usar as mãos, na hora de tossir e espirrar — e não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos, são algumas das práticas recomendadas.

Transmissão e sintomas

O vírus H1N1 é transmitido pelas vias respiratórias, e os efeitos duram, em média, uma semana. A patologia afeta principalmente os brônquios, a boca, o nariz, a garganta e, ocasionalmente, os pulmões.

Os principais sintomas são febre acima de 37,8 graus, infecção aguda das vias aéreas, calafrios, mal-estar, dores no corpo, prostração, coriza e tosse seca. Em alguns casos, é possível ocorrer vômito, diarreia, fadiga e rouquidão.

Ler 7843 vezes

Autor

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.