Take a fresh look at your lifestyle.

Wesley apresenta Projeto que regula serviços de Podas e Cortes de árvores

272

Quem passou por alguns bairros de Piracanjuba deparou-se com galhos das árvores nas ruas durante dias. A secretaria de Obras do município chegou a intervir no serviço e auxiliar na retirada do material em setores, como por exemplo, no Residencial das Orquídeas. As podas começaram há pouco mais de um mês e, entre as plantas que passaram pelo processo, estavam árvores de diferentes espécies. O serviço realizado por empresa que administra o serviço público de energia deixou moradores inconformados com as podas drásticas em diversas localidades.
Após a discussão em torno das podas, o vereador Wesley Lima apresentou o Projeto de Lei Nº 23/19 que trata sobre os critérios mínimos para a realização de serviços de poda ou cortes de árvores que estejam em contato com as redes de distribuição de energia elétrica, a serem observados pela empresa concessionária do serviço público de energia ou sua terceirizada.
Wesley ressalta no projeto que para realização do serviço deverá ser observado, além das normas técnicas de segurança, critérios como uma poda de forma homogênea e regular em toda a copa da árvore que esteja em contato com a rede elétrica. Os galhos e resíduos decorrentes dos serviços realizados deverão ser retirados do local pela empresa responsável, que dará a destinação correta para o material de acordo com as determinações da Secretaria municipal do Meio Ambiente.
O parlamentar ressalta ainda que o plantio e a manutenção de vegetação em distância segura da rede elétrica são soluções simples, que devem ser adotadas pela população em geral. Ele alerta, no entanto, que o corte ou a poda de árvores devem ser realizados por pessoas habilitadas e de forma segura. “É de extrema importância que a população entenda que as árvores plantadas em seus quintais são de responsabilidade particular. Dessa forma, ao perceber que os galhos estão crescendo muito, o dono do imóvel ou representante, deve providenciar a poda preventiva. Cabe lembrar que esse é um serviço a ser realizado por pessoa habilitada e equipada de forma segura. Para evitar transtornos, realize a poda da árvore antes que cresça demais. O que nós estamos pedindo é que quando for feito o serviço por empresa autorizada, que elas tenham um cuidado especial com as árvores da nossa população”, ressaltou.
O Projeto está sendo discutido pelo Plenário da Câmara. Se aprovado, o descumprimento da Lei acarretará aos infratores multa de acordo com o Código de Postura do município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.