Segunda, 22 Maio 2017 08:02

36ª Exposição Nacional de Orquídeas: São esperadas 35 mil pessoas na edição deste ano

Escrito por

Piracanjuba se prepara, no mês de maio, para ser palco de mais um grande espetáculo da natureza. Entre os dias 26 e 28 acontece a 36ª Exposição Nacional de Orquídeas. Segundo o presidente da Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO), Paulo Roberto de Morais,são esperadas mais de 30 mil plantas sendo 400 de propriedade dos 200 orquidófilosque devem participar da mostra e as demais que estarão disponíveis para comercialização. O evento faz parte do calendário oficial da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB),entidade responsável pelo julgamento e premiação dos melhores exemplares.

Segundo Paulo Roberto de Morais a intenção esse ano é promover algumas mudanças que visam aperfeiçoar a visualização e segurança das plantas que concorrem ao pódium. Além disso, o presidente também pretende facilitar a circulação do público dentro do Palácio das Orquídeas, onde é realizado o evento. “Estamos preocupados em receber muito bem todos os públicos, tanto os visitantes de Piracanjuba e de outras cidades que desejam adquirir plantas e insumos, bem como os orquidófilos que participam da mostra e também os nossos vendedores, parceiros e patrocinadores”, destacou.

A Exposição é uma realização da APO em parceria com a CAOB, Prefeitura de Piracanjuba, Câmara Municipal e apoio de empresas, comércio e empresários locais. Convidados ilustres como o Patrono, o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Gilberto Marques Filho conferem cada vez mais importância ao evento. A senadora Lúcia Vânia e o Secretário de Estado Vilmar Rocha também foram convidados para serem padrinhos e confirmaram presença, contribuindo novamente para que o evento se torne cada vez mais conhecido no contexto nacional. Da mesma forma os deputados estaduais Marco Aurélio Palmerston, Eliane Pinheiro e Dr. Antônio Carlos de Morais estão confirmados na abertura. E para lembrar a importância que o ex-prefeito Ademar Amorim tem para existência do evento, uma homenagem especial a ele será realizada durante a solenidade de abertura da festividade.

As queridinhas

Existem mais de 50 mil espécies de orquídeas no mundo, mas apenas uma pequena parcela é usada comercialmente ou cultivada por orquidófilos. Na Exposição de Piracanjuba é possível destacar algumas que podem até ser chamadas de “as queridinhas” tanto dos visitantes, como dos orquidófilos e também dos vendedores. Os nomes são bem estranhos, mas aos poucos dá para ir acostumando com palavras tão difíceis de pronunciar. Os Phalaenopsis e as Catleyas, por exemplo, são as mais encontradas na Exposição de Piracanjuba. O primeiro pode ser considerado o campeão de vendas pelo preço e facilidade de cultivo no clima local e a Catlleya pela beleza natural e exuberante. Outras plantas que roubam a atenção dos visitantes são: o OncidiumSherry Baby que tem um cheiro parecido com o aroma de chocolate; as Vandas que são originárias da Tailândia mas que se adaptam bem ao clima local e possuem cor e uma beleza exuberante.

Na Exposição do ano passado a MaxillariaShunkeana popularmente conhecida como Orquídea Negra chamou a atenção ao ser classificada como a melhor planta da sua categoria e também pela sua beleza e curiosidade de sua cor chegar bem perto do negro. Segundo o proprietário do Orquidário BellaOrchidea, Clodoaldo José Censi, a Orquídea Negra também é uma queridinha das exposições e estará a venda esse ano tanto florida como em muda.

Outra espécie muito apreciada é a Vanda. Essa espécie não tem preço popular mas leva os apaixonados pela sua beleza a esqueceram o lado financeiro.Outro ponto favorável é a sua flor que assim como o Phalaenopsispode durar cerca de 30 dias sendo encontrada nas mais variadas cores e tons que vão desde o amarelo, laranja, vermelho, rosa, arroxeadas com igual variação de tamanho e até cobertas com manchas ou listras.A Vanda seadapta bem ao clima local e poderá ser adquirida a um preço mais acessívelesse ano uma vez que a Exposição de Piracanjuba contará com a presença de um orquidário especializado nessa espécie. Uma boa opção,segundo os vendedores,é adquirir uma muda pronta para florir, o que sai pela metade do preço de um exemplar com flor.

XXXVIExposiçãoNacionaldeOrquídeasdePiracanjuba

Data:Entre os dias 26 e 28 de maio de 2017

Local: Centro de Convenções Palácio das Orquídeas, Setor Recanto do Bosque, Piracanjuba - Goiás.

Programação:

Dia 26, sexta-feira

Das 6 as 13h – Recebimento das plantas

Das 13 as 18h – Julgamento

Às 19h – Abertura

Dia 27, sábado

Das 8 as 22h – Visitação pública

Dia 28, domingo

Das 8 as 17 – Visitação pública

Às 15 horas – Entrega dos prêmios aos Expositores

As 17 horas – Encerramento


Associação espera receber cerca de 30 mil pessoas durante o evento. Foto Divulgação

Ler 481 vezes
Entre para postar comentários

Portal Pba

É um site de notícias e informações de Piracanjuba e Região. 

Últimas Notícias

Informativos

Para ficar atualizado sobre promoções e eventos, cadastre-se.