Quarta, 21 Dezembro 2016 00:00

Projeto Jovem Vereador estimula participação de adolescentes nas questões políticas de Piracanjuba

Escrito por

Projeto Jovem Vereador estimula participação de adolescentes nas questões políticas de Piracanjuba

Paulo Vitor Costa

Durante todo o ano de 2017, adolescentes de 14 a 16 anos terão a oportunidade de aprender mais sobre as atribuições dos Poderes Públicos e questões de cidadania, através do projeto Jovem Vereador, implantado na comarca de Piracanjuba, pelo juiz Gabriel Consigliero Lessa. O programa objetiva estimular a visão crítica do jovem cidadão e promover o relacionamento permanente com questões políticas não partidárias.

O programa, realizado em duas etapas, foi concluído no dia 2, quando os alunos finalistas discursaram, na tribuna, sobre temas e problemas da sociedade piracanjubense, apresentando possíveis soluções para cada caso. Na primeira etapa, 19 alunos de escolas estaduais e municipais foram selecionados dentre os mais de 500 participantes no concurso de redação. A solenidade ocorreu no Plenário da Câmara Municipal, com a presença de estudantes das redes pública e particular da cidade, além de diretores, professores, autoridades e familiares.

Foram escolhidos nove estudantes, Geovana Gonçalves de Almeida, Marcela dos Santos Machado, Hyllari Costa Pontes, Mariana Destefano Candida, Divino Ramos Cordeiro, Lincoln Mendonça Matsuhashi, Erica Maria de Andrade, Iury Cavalcanti Costa Pontes e Thaís de Souza Santos, que terão um mandato simbólico de um ano na Câmara dos Vereadores. O programa será acompanhado pelo juiz, responsável pela iniciativa, com reuniões periódicas para debater assuntos e incentivar os estudantes a levar sugestões da comunidade e da escola para o legislativo local. Mileny Dyulia Dias Gomes e Ana Flávia Vieira Amorim, ficaram como1ºe 2º suplentes, respectivamente.

Gabriel Consigliero Lessa defende que o que o projeto vai além, e que visa preparar os jovens para a vida, em qualquer área profissional que pretendam atuar. “A intenção é preparar os adolescentes para que aprendam sobre política da melhor forma e busquem conhecimento além do que é visto na escola, formando verdadeiros pensadores e engenheiros de ideias”, afirmou.

A iniciativa foi elogiada por alunos e professores presentes no evento, como a diretora do Colégio Estadual José Feliciano Ferreira, Eloísa Guimarães. “Este é um projeto de suma importância que une política, educação e sociedade. Essa aproximação do Judiciário com a comunidade escolar tem proporcionado inúmeros benefícios aos nossos alunos”, destacou.

A aluna Geovana Gonçalves de Almeida não se conteve ao ouvir seu nome, sendo uma das escolhidas. “Hoje foi sucesso, admito que eu não esperava vencer, ter meu nome dito lá e ainda ser a primeira a subir significou muito. É engraçado o sentimento que você tem, em um lado você está completamente perdido, por que não consegue acreditar que vai dar certo, e quando você consegue, percebe que é possível fazer, basta acreditar em si”, disse.

Premiação

Além do título de jovem vereador, os ganhadores também terão direito a uma contratação de um ano, na condição de aprendiz, na Coapil, empresa parceira do projeto, e ganharão um passaporte para um resort em Rio Quente.

Projeto ganha repercussão

O projeto ganhou notoriedade e foi tema de discussão no Senado Federal. A equipe do Projeto Jovem Senador recebeu em Brasília, o Juiz de Direito Gabriel Consigliero Lessa, com o objetivo de conhecer de perto o Programa Senado Jovem Brasileiro, e desta forma trocar experiências sobre os dois programas.

projeto jovem vereador 1
Doutor Gabriel, ao lado dos 9 eleitos do projeto

 projeto jovem vereador 2
Evento foi prestigiado por centenas de pessoas

projeto jovem vereador 3
Prefeito eleito, João Barbosa, ouviu aos anseios e solicitações dos jovens

projeto jovem vereador 4
Participantes, ao lado dos jurados

Ler 188 vezes
Entre para postar comentários

Portal Pba

É um site de notícias e informações de Piracanjuba e Região. 

Últimas Notícias

Informativos

Para ficar atualizado sobre promoções e eventos, cadastre-se.